O BOTO - Alter do Chão
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que são ONGs e pra que servem?

O que são ONGs e pra que servem?
O BOTO
abr. 17 - 2 min de leitura
000

Por Patrícia Kalil

Buscamos ajuda quando sozinhos não conseguimos resolver um problema. A participação das pessoas para mudar aquilo que precisa ser melhorado não acontece somente na hora do voto, mas na verdadeira união de pessoas em defesa de objetivos comuns. Com nome jurídico para que as ações não sejam de autoria de um indivíduo, diversas associações atuam para resolver questões de interesse coletivo e público, embora não sejam ligadas ao governo.


Associação Atufa cuida da serra da Piraoca e da ilha do Amor <3 Ajude, colabore, participe

Eis a importância das associações de moradores, de pais, de professores, de pessoas que trabalham com turismo, de conselhos comunitários, fundações, institutos e organizações civis de interesse público, que independentes do governo, promovem ações sem fins lucrativos para públicos específicos na defesa de causas que merecem mais atenção.


Associação de Moradores do Carauari fazem coleta de lixo

O Conselho é uma ONG? Sim, uma das mais antigas de Alter

Muitas vezes, o governo não tem braços para atender a tantas demandas ou, mesmo, locais de escuta que funcionam para tomar conhecimento das mais urgentes necessidades dos diversos pontos da cidade. Nesse sentido, as associações cumprem um papel importantíssimo de promover melhorias na esfera pública, mas não de forma estatal.

Código Civil | Capítulo II - DAS ASSOCIAÇÕES

Art. 53. Constituem-se as associações pela união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.

Essas associações tem maior expressão social que um único morador. Mas para elas conseguirem atingir seus objetivos, é necessária a união e colaboração de todos os seus membros.

Essas associações têm como buscar verbas? Sim!

Existem inúmeros editais nacionais e internacionais que apoiam pequenas associações. Para isso, é necessário a participação dos associados.

Para começar, as associações precisam decidir, normalmente em Assembleia, as ações prioritárias e pensar em como realizá-las, escrever projetos.

Sócios com diferentes habilidades podem contribuir para ajudar em pesquisas e editais. O portal PROSAS traz um seleção de apoios disponíveis para associações não-governamentais que tenham projetos. Consulte aqui: https://prosas.com.br/editais


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você